• Escritos

    a política de narratividade de nossas ações se

    compõem junto às artes-manuais e as filosofias da imanência

  • nossos livros

    publicações em artes-manuais com hífen por uma estética da vida viva

    broken image

    Minha Ariadne, o instante é eterno.

    Desejo como produção.

    Mil anos em cartas entre Ana Schiller e G.

     

    Ana Schiller escreve cartas ao amado G., que está no exílio. Mil anos se passam. Ela, escritora, dona de casa, dedicada às artes-manuais, vive na Lisboa, em tempos múltiplos. Ele, filósofo, exilado da pátria por motivos políticos, a cada tempo está em uma breve paragem, a compor uma vida nômade. Na troca de correspondências, acompanham-se conceitos das filosofias da imanência, na tensão entre as muitas saudades e a restante vida que segue. E permeando as missivas, a pesquisa da personagem Ana para a composição de seu livro Uma escrita e a restante vida, a pôr em movimento pensares e sentires que compõem o gesto de escrever.

    Uma escrita e a restante vida

    Se tomarmos a proposição barthiana de que o texto é um tecido de citações saídas dos mil focos da cultura o que conseguimos ver neste livro são as linhas que se encontram e se fiam nas costuras de tal tecido. É nas tramas da escrita que se revela a Restante Vida, significante que aparece em diversos momentos da obra de Maria Gabriela Llansol e que Nina Veiga com a ajuda da autora portuguesa persegue nas crônicas que compõem Uma escrita e a restante vida. Seria a restante vida o que ainda nos resta da vida? Seria ela um resto de coisas de vida? Para Nina Veiga e seu incessante trabalho de costura e escrita (indissociáveis) existe toda uma restante vida para aquém e para além do trabalho. Trabalho esse que é principalmente o de escrever aquilo que resta e que pode estar sendo feito entre as tarefas da casa entre os livros que são lidos entre o exercício infindável da memória. Nesse movimento de leituras e citações (a costura) se revela também o feminino da escrita uma zona indiscernível de significações e devires. Apoiado em uma antroposofia da imanência Uma escrita e a restante vida propõe também uma discussão original sobre identidade processos de singularidade e produções de subjetividades que fica evidente quando acompanhamos a multiplicação de anas nos textos personagem sempre grafada em minúscula que como num jogo de espelhos são várias e a mesma. (Otávio Campos - Editora Dois Fios)

    broken image

    Assista a alguns fragmentos do livro

  • Coleção Artes-manuais para Educação: A Produção de Conhecimento entre os Fios da Casa e de Si.

     

    Os textos dos três livros surgiram de investigações produzidas no curso de pós-graduação em Artes-manuais para Educação (segunda turma), coordenado pela Profa. Dra. Ana Lygia Vieira Schil da Veiga [Nina Veiga].
     
    broken image

    Modos de ser e viver em artes-manuais: As artes da casa, a literatura, a oralidade, a memória e a ancestralidade

    “A casa é o lugar em que a memória do fazer manual se faz, vem à tona, de maneira simples e sensível, através dos gestos, das vozes e das imagens. Memórias que nos constituem, cravadas na pele; descolar-se delas pode parecer impossível. [...] São as experiências singulares, os registros relacionados à história de vida de cada um.” (Karla Santori)

    broken image

    A Pesquisa do Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana

    Os textos deste livro nasceram sob a perspectiva de múltiplos olhares, dotados de perguntas sobre o ser e o fazer manual inspirados pelos fundamentos e estudos antropológicos que orientam a prática pedagógica das artes-manuais na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio segundo o currículo praticado nas escolas que adotam a Educação Steineriana.
    broken image

    Experimentações para artes-manuais: corpos-matérias-oficinas

    Investigar, experimentar e cartografar o conceito de artes-manuais, entre a produção e os desdobramentos de uma estética, de um vocabulário, de componentes num plano de consistência. Seriam as artes-manuais a produção de modos de existir que vinculem a expressão e invenção de si a objetos úteis e necessários dando suporte a existência? As artes-manuais como um campo autônomo se abre para experimentações afetadas pelo encontro com as tradições artífices; as filosofias da diferença; os processos cognitivos ligados ao material; e a criação de si como obra de arte.
  • Coleção Artes-Manuais para Educação: aprendizagens e processos de singularização.

    A coleção foi produzida com os trabalhos de conclusão de curso das pesquisadoras do curso de pós-graduação em Artes-manuais para Educação, coordenado pela Profa. Dra. Ana Lygia Vieira Schil da Veiga [Nina Veiga].

    A coleção é composta de 24 volumes:

    23 livros e um volume musical.

    Acesse o volume musical aqui. 

    Para conhecer a coleção ACESSE AQUI 

  • broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
    broken image
  • outros livros

    publicações em artes-manuais com hífen por uma estética da vida viva

    broken image

    Minha Ariadne, o instante é eterno. Mil anos em cartas entre Ana Schiller e G.

    Ana Schiller escreve cartas ao amado G., que está no exílio. Mil anos se passam.
    Ela, escritora, dona de casa, dedicada às artes-manuais, vive na Lisboa, em tempos múltiplos.
    Ele, filósofo, exilado da pátria por motivos políticos, a cada tempo está em uma breve paragem, a compor uma vida nômade.
    Na troca de correspondências, acompanham-se conceitos das filosofias da imanência, na tensão entre as muitas saudades e a restante vida que segue. E permeando as missivas, a pesquisa da personagem Ana para a composição de seu livro Uma escrita e a restante vida, a pôr em movimento pensares e sentires que compõem o gesto de escrever.
    broken image

    Artes-Manuais: narrativas e memórias afetivas

    Objetos artesanais geralmente vem permeados por perguntas: "Quem foi que fez essa toalha?" "Que linda essa blusa, quem a tricotou". O quanto nos toca e nos conta cada detalhe dessas peças tão singulares para cada um de nós?

    A partir de um ateliê de escrita, oferecido por Adélia Nicolete na pós-graduação Artes-Manuais para Educação, coordenada por Nina Veiga desfiaram-se esses pequenos textos sobre as histórias de objetos artesanais afetivos das alunas. Esse livro é uma coleção dessas narrativas, tendo tornando-se ele próprio, uma peça afetiva, pois foi feito, costurado, tecido também na materialidade.

    broken image

    Caderno de Artífice: Fiar a escrita a arte manual do escrever em uma oficina de fiação artesanal

    “A matéria pesa. É preciso um corpo para lidar com o material.”

    É assim que Ana Lygia Vieira Schil da Veiga (Nina Veiga), doutora em educação, artífice, escritora e investigadora das artes-manuais, inicia sua tese Fiar a Escrita.

    A tese é feita e a matéria pesa. E em peso encontra outros corpos e afetos no curso de extensão Fiar a Escrita: A Arte Manual do Escrever em uma Oficina de Fiação Artesanal.

    Oficina para agenciar escritas sobre afetos e fios e fiações afetadas pelas escritas afetadas pelos fios. Linhas fiadas, etapa por etapa, no ritmo do mundo. Linhas que não se isolam, não se ensimesmam. Como a matéria que pesa, mas cresce vertiginosa em cada processo: esguedelhar, cardar, fiar, eno­velar. São esses os passos para a escrita de um livro.

  • Anais dos trabalhos científicos

    a produção de conhecimento, linguagem e ciência
    nas artes-manuais

    broken image

    .

    I Congresso Artes-Manuais na Academia foi realizado presencialmente nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020 em São Paulo.
    Os anais do congresso reúnem 36 artigos de pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem suas pesquisas no congresso.

     

    Apresentações de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas, palestras e fórum de discussão.

    Acesse para ver as fotos aqui

    broken image

    II Congresso Artes-Manuais na Academia aconteceu entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2021 de forma online.

    Os anais do congresso reúnem 17 artigos de pesquisadoras e pesquisadores.

     

    As apresentações de trabalhos e todas as palestras e mesas-redondas estão disponíveis no canal de Youtube.

    Acesse os vídeos aqui

    broken image

    3º. Congresso Artes-Manuais na Academia aconteceu entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2022 de forma online.

    Os anais do congresso reúnem artigos de pesquisadoras e pesquisadores.

     

    As apresentações de trabalhos e todas as palestras e mesas-redondas estão disponíveis no canal de Youtube.

     

    Acesse os vídeos aqui.