Pós-Graduação
CURRÍCULO DOS TRABALHOS MANUAIS NA EDUCAÇÃO STEINERIANA
Aprenda a ensinar trabalhos manuais
Matricule-se de modo independente a qualquer momento. Você tem 18 meses para concluir o curso, a partir da data de ingresso.
Acesso ao registro do MEC aqui
Há interação pessoal com docentes e colegas durante todo o processo.
Acesso ao registro do MEC aqui
Aulas 100% online com interação constante com docentes e colegas
Estrutura do Curso
Curso EAD - 450 horas/aula
O curso é dividido em três eixos curriculares independentes e solidários entre si. O primeiro é o eixo vertical no qual o aluno, além de conhecer e exercitar as diferentes técnicas, produz um portfólio para registrar e sistematizar seu conhecimento. O segundo é o eixo horizontal composto de disciplinas de didática, com ênfase no ensino-aprendizagem dos Trabalhos Manuais e suas práticas. O terceiro é o eixo transversal que estuda o currículo dos Trabalhos Manuais junto às demais disciplinas do currículo steineriano e sua relação e pertinência para as fases de desenvolvimento da criança e do jovem.
O curso destina-se a graduados de todas às áreas.
É especial para ampliar o conhecimento de professores atuantes na Pedagogia Waldorf.
O curso especializa, mas não substitui as licenciaturas necessárias para a atuação docente em escolas.
Para quem, mesmo não tendo gradução, quiser cursar a especialização, pretendendo ou não atender graduar-se posteriormente, fornecemos certificação de curso livre.
Aula 100% online
Interação constante entre docentes e colegas1Matrícula em livre demanda
comece a cursar quando quiser. Você tem 18 meses para concluir a pós-graduação, a partir da data de ingresso
2Encontros
os encontros síncronos acontecem uma vez por semana, de modo facultativo, através de agendamento individual, nos plantões pedagógicos e técnicos.
3Interação
interação contínua entre docentes e colegas pesquisadoras, através do Telegram.
4Portfólio
TCC é a apresentação do portfólio final, segundo requerimento da pesquisadora.
Corpo docente
O corpo docente é composto de especialistas, mestres, doutores e pós-doutores com reconhecida experiência docente nas principais instituições de educação steineriana do país. Também serão convidados docentes decanos para encontros de valorização da memória e da experiência do professorado dos Trabalhos Manuais.
Exercício das técnicas, composição do portfólio, leitura e estudo serão solicitados em todos os intermódulos.
Nosso valor é uma composição entre a possibilidade da pessoa interessada e as necessidades do Atelier de Educação.
LEVE SUA PROPOSTA DE
CONTRIBUIÇÃO
À GESTÃO ACADÊMICA
Não deixe de fazer por motivos financeiros. Entre em contato para negociar o melhor plano: secretaria@ninaveiga.com.br
Não deixe de fazer por motivos financeirtos.
Programação dos módulos
Módulo 1 - Educação Infantil
Módulo 2 - Primeiro e Segundo Ano
Módulo 3 - Terceiro e Quarto Ano
Módulo 4 - Quinto Ano
Módulo 5 - Sexto Ano
Módulo 6 - Sétimo e Oitavo Ano
Módulo 7 - Nono Ano
Módulo 8 - Ensino Médio
conheça as diferenças entre nossas pós-graduações
Disciplinas e ementas
TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO INFANTIL
Atividade artífice indireta. A importância do gesto do professor nos Trabalhos Manuais, como referência a ser imitada pelas crianças da educação infantil de modo espontâneo. Os primeiros Trabalhos Manuais da Infância. Feltragem molhada como brincadeira. Tricô e crochê de dedo, bordado intuitivo, cardação da lã: técnicas, práticas e indicação didática.
TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Nono Ano do Ensino Fundamental: fiação, tricô, crochê, bordado em ponto cruz, modelagem de brinquedo, costura manual e à máquina, tecelagem, macramé: técnicas, práticas e indicações didáticas.
TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO MÉDIO
O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Terceiro Ano do Ensino Médio: fiação, tingimento, bordado livre, modelagem e costura de moda: técnicas, práticas e indicações didáticas.
PORTFÓLIO,
REGISTRO DE PESQUISA DAS TÉCNICAS
Acompanhamento gráfico. Registro de processos. Coleção de amostras. Pesquisa histórica das técnicas.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO JOVEM SOB A PERSPECTIVA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO STEINERIANA
(PEDAGOGIA WALDORF)
As fases da vida e o desenvolvimento da criança e do jovem. Os aspectos antropológicos, psicológicos e sociológicos da criança e do jovem, na perspectiva curricular da educação steineriana (Pedagogia Waldorf).
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO STEINERIANA E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE
TRABALHOS MANUAIS
O currículo dos Trabalhos Manuais em relação ao currículo geral da educação steineriana, da educação infantil ao ensino médio, compreendendo a proposta de uma educação integral, tanto para a experiência pedagógica das escolas que adotam a educação steineriana, como nas demais,
inclusive na Escola Pública.
O CORPO E A VOZ DO PROFESSOR EM MOVIMENTO: RODAS RÍTMICAS, BRINCADEIRAS E CONTOS PARA A SALA DE AULA DOS TRABALHOS MANUAIS, CANÇÕES E VERSOS
O corpo e a voz do docente de Trabalhos Manuais em exercício e movimento. Rodas rítmicas, brincadeiras, contos e histórias. A tradição oral no trabalho manual. Os cantos de trabalho. Versos, canções, jogos para a sala de aula dos Trabalhos Manuais.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A didática steineriana e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.
ANTROPOSOFIA DA IMANÊNCIA E EDUCAÇÃO STEINERIANA: CONCEITOS POR UMA ESTÉTICA DA VIDA VIVA
O diálogo circulará em torno das questões norteadoras: A renovação conceitual da antroposofia se faz necessária para que possamos ultrapassar o apequenamento que a atualidade nos quer impor? A criança contemporânea é sempre aquém da criança idealizada? Que educação pede a criança contemporânea? É possível, ainda hoje, autoeducar-se e apoiar a autoeducação para a liberdade? Como as artes-manuais com hífen podem apoiar os Trabalhos Manuais?
Plano do curso
Para avaliação, justificativa, objetivos, matriz curricular e demais informações, baixe o arquivo.
Matrícule-se
Inscrições abertas em livre demanda
Quer conhecer as outras pós-graduações?
acesse e saiba a diferença entre elas
Produção de conhecimento
Publicações e séries de vídeos disponíveis no canal do Youtube do Nina Veiga Atelier de Educação
inscreva-se e apoie a produção de conhecimento por uma estética da vida viva
A Pesquisa do Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana
Os textos deste livro nasceram sob a perspectiva de múltiplos olhares, dotados de perguntas sobre o ser e o fazer manual inspirados pelos fundamentos e estudos antropológicos que orientam a prática pedagógica das artes-manuais na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio segundo o currículo praticado nas escolas que adotam a Pedagogia Waldorf.
A pesquisa deu origem à Pós-Graduação Currículo dos Trabalhos na Educação Steineriana.
O currículo dos Trabalhos Manuais
Série de vídeos produzidos para pensar o currículo dos trabalhos manuais na Educação Infantil, Fundamental e Médio.
Trabalhos Manuais no Ensino EaD
Duas conversas sobre a aprendizagem dos Trabalhos Manuais pelo ensino EaD.
Encontros e defesas de TCC
a pesquisa do Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana
2021 creative commons Nina Veiga Atelier de Educação.
esta página está sob a licença creative commons com atribuição não-comercial.