Hoje Bonita passou por aqui

Preferiu ficar acuada...

Texto de Luciana Aguilar*

Hoje Bonita passou o dia aqui. Embaixo do armário, tentando se esconder. Ela foi deixada para se acostumar a estar em outro lugar que não sua casa, não seu canto, hoje ela precisou estar no mundo, no assustador mundo do outro. Aladim então a percebeu e quis fazer amizade, talvez lhe trazer conforto ou miar uma palavra de consolo, ela não conseguiu ouvir, passou o dia acuada sofrendo de um medo que não sabia de onde vinha, talvez alguma ferida ainda aberta, mal curada, talvez uma ferida que ela própria não tivera coragem de lamber. Preferiu ficar acuada, escolheu rosnar de raiva. Será que é escolha? Será que se escolhe algo? Será que não queria estar ali perto de Aladim, ouvindo os causos que somente ele lhe poderá contar?

Aladim, insistente que é, tentou novamente se aproximar, Bonita continua escondida, rosna de medo.

Seria hora de entregar?

Passo dias pensando o que é real nessa história, será que acontece agora ou aconteceu a alguns dias? Será que Bonita é realmente uma gata, felina assim, animal de estimação ou sou eu? Será que Aladim é quem a tenta conquistar? Ou sou eu seduzindo o mundo e acreditando que se eu insistir serei capaz de me aproximar?

---

Escute o texto na voz da autora

___

*Luciana Aguilar é especialista em Artes-Manuais para Educação e gestora acadêmica. Artemanualista. Docente da pós-graduação Artes-Manuais para Terapias. Pedagoga, atua como professora particular e orientação de trabalhos escolares e de textos acadêmicos. Mãe, estudante do curso de Letras. Escritora. Escreve sobre temas do cotidiano, as coisas ditas pequenas da casa, os fazeres manuais com fios, maternidade e mulheres. Pesquisadora da leitura e dos processos de escrita.Conheça mais: https://www.instagram.com/luciana_aguilar86/